Pular para o conteúdo principal

Como calcular a área de um imóvel de acordo com a 3ª edição da NTGIR

A partir da terceira edição da Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais (NTGIR) do INCRA, a área passou a ser calculada no sistema geodésico local (SGL), afim de que os resultados obtidos expressem melhor a realidade física. Anteriormente, os cálculos eram realizados no Sistema UTM.


O primeiro passo para o cálculo é a transformação das coordenadas geodésicas (ϕ, λ, h) em coordenadas cartesianas geocêntricas (X, Y, Z).


Onde:
ϕ= latitude geodésica
λ= longitude geodésica
h = altitude geométrica (elipsoidal)
N = grande normal (raio de curvatura da secção 1ª vertical)
e = primeira excentricidade do elipsóide
a = semi-eixo maior do elipsóide
b = semi-eixo menor do elipsóide
f = achatamento do elipsóide
X, Y, Z = coordenadas cartesianas geocêntricas

Os parâmetros do Datum oficial no Brasil, SIRGAS 2000, são:

a = 6378137
b = 6356752,314133200
f = 1/298,257222101

O próximo passo é calcular a origem do sistema geodésico local (X₀, Y₀, Z₀), que é a média das coordenadas cartesianas geocêntricas (X, Y, Z).

Após achar a origem do sistema geodésico local, transformar a coordenada cartesiana geocêntrica (X₀, Y₀, Z₀) em coordenada geodésica (ϕ0 ,λ0, h0), através das seguintes equações:


Onde:
a = semi-eixo maior do elipsóide
b = semi-eixo menor do elipsóide
f = achatamento do elipsóide
N = grande normal (raio de curvatura da secção 1ª vertical)
P = raio do paralelo
e² = primeira excentricidade do elipsóide ao quadrado
e’² = segunda excentricidade do elipsóide ao quadrado

Seguindo o cálculo, é hora de transformar as coordenadas cartesianas geocêntricas (X, Y, Z) em coordenadas geodésicas locais (e, n, u). Obs.: Agora "e" está representando a coordenada no eixo x.


Onde:
e, n, u = são as coordenadas cartesianas locais do vértice de interesse
X, Y, Z = são as coordenadas cartesianas geocêntricas do vértice de interesse
ϕ₀, λ₀ = são a latitude e a longitude adotadas como origem do sistema
X₀, Y₀, Z₀ = são as coordenadas cartesianas geocêntricas adotadas como origem do sistema

Por fim, calcula-se a área do polígono no sistema geodésico local através do método de Gauss.


Onde:
e’ = e + 150000
n’ = n + 250000

Finalizando, a área do imóvel rural no sistema geodésico local (SGL) é:

A = S/2


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Métodos de Posicionamento GNSS

O posicionamento GNSS está relacionado à determinação das coordenadas de um ponto em relação a um sistema de referência. Podendo ser classificado como absoluto, relativo, ou DGPS, em estático ou cinemático, e em relação ao tempo do posicionamento como pós-processado ou em tempo real. Métodos Absolutos A principal diferença entre os métodos absolutos e os métodos relativos é que no primeiro, utiliza-se apenas um receptor, enquanto que nos métodos relativos são utilizados dois ou mais receptores. O método absoluto associa as coordenadas diretamente ao geocentro. No posicionamento por ponto, em tempo real, o posicionamento é realizado através das pseudodistâncias derivadas do código C/A e as efemérides transmitidas. Este método é bastante utilizado em navegação e levantamentos expeditos. A precisão pode chegar em torno de 10 m. O posicionamento por ponto preciso “PPP” utiliza as pseudodistâncias e/ou fase da onda portadora, de uma ou duas frequências, corrigidas com a...

Lista de Softwares e Aplicativos Gratuitos

Hoje temos disponíveis diversos aplicativos e softwares gratuitos que podem substituir os pagos, com qualidade igual ou até mesmo superior. Abaixo segue uma lista e os links: QGIS O QGIS é um aplicativo poderoso de GIS e geoprocessamento, equivalente ao Arcgis, possui uma gama muito ampla de ferramentas e a versão de longa duração (LTR) é bem estável. Além disso possui uma comunidade de usuários muito grande e participativa, artigos e tutoriais. Disponível para download em: https://qgis.org/pt_BR/site/ Google Earth Pro O Google Earth Pro popularizou o uso de imagens de satélite pelo público em geral. É um sistema GIS, onde é possível visualizar áreas de interesse de uma forma rápida, criar e editar polígonos, linhas e pontos. O software permite realizar o cálculo de áreas e distâncias, e a visualização de imagens em uma linha de tempo. Deve-se ter cuidado com o uso das imagens, pois existem algumas restrições de direito. Também existe uma versão do Google Earth para smartphone. Disponí...